quinta-feira, março 29, 2018

SAIBA COMO A SEMANA SANTA É CELEBRADA PELAS RELIGIÕES

Em uma sociedade de caráter policultural, a multiplicidade das religiões chama atenção nas comemorações religiosas. Demonstrações de fé, religiosidade e devoção marcam a Semana Santa, e é nesta data que é celebrada a Paixão de Cristo. Entretanto, nem todas as religiões comemoram da mesma maneira.

O Professor do Departamento de Ciência da Religião da UFJF, Arnaldo Huff Júnior, explica que a Páscoa é uma comemoração judaico-cristã, que surgiu no antigo testamento como a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito. Depois, essa festa ganhou um novo significado com a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

“A Páscoa é uma festa que pertence de forma diferente a duas grandes religiões: Judaísmo e Cristianismo. No Brasil, quando falamos em semana santa é sempre referente à celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Isso quer dizer, em primeiro lugar, que ela não é uma festa só da igreja católica, mas de todas as igrejas cristãs, como, por exemplo, todas as igrejas protestantes, pentecostais e ortodoxas”, afirma.

O Professor Arnaldo explica ainda que as religiões afro-brasileiras têm uma grande influência nas tradições cristãs, mas que a Páscoa não é uma de suas comemorações centrais.

“As religiões afro-brasileiras têm uma grande influência em diálogo em um processo sincrético com as tradições cristãs, mas não é possível dizer que a Páscoa é uma festa central dentro do Candomblé, da Umbanda ou de qualquer uma das outras religiões afro-brasileiras ou das tantas outras” conclui.

Como cada religião entende a Páscoa:

Católicos

O termo “catolicismo” é usado geralmente para designar uma experiência específica do cristianismo compartilhada por cristãos que vivem em comunhão com a Igreja de Roma.

Os católicos celebram a data em um sentindo metafísico: a morte de Jesus Cristo e sua ressurreição para a vida eterna. Essa é uma das comemorações mais importantes para a igreja, começando no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. As festividades são comemoradas na Semana Santa e durante este período há várias celebrações que relembram os caminhos percorridos por Jesus Cristo antes dele ser crucificado.

Judeus

O Judaísmo é uma das três principais religiões abraâmicas, definida como a “religião, filosofia e modo de vida” do povo judeu.

A Páscoa Judaica segue o calendário lunar e tem início em 14 de Nissan – o primeiro mês do calendário judaico, correspondente ao mês de março-abril do calendário tradicional. Para os Judeus, a Páscoa é a festa da liberdade de uma nação – a passagem para uma vida nova, livre do cativeiro egípcio. Neste período as casas são limpas, as louças são renovadas e não pode comer alimentos fermentados. A Páscoa é um período de autoanálise, uma busca pela humildade, onde se reconhece as próprias falhas.

Evangélicos

O protestantismo é um dos principais ramos do cristianismo, englobando várias vertentes como a Luterana, Presbiteriana, Anglicana, Metodista, Batista e Congregacional.

De acordo com o pastor Wilson Dantas, a comemoração da Páscoa para os evangélicos não difere muito dos católicos.

“Nós cremos na ressurreição do corpo e da alma de Jesus Cristo. Respeitamos e reverenciamos a Páscoa, mensalmente, ou no primeiro sábado, ou no primeiro domingo de cada mês. Representa a grande festa da vida, a esperança concreta para a salvação da humanidade perdida em seus pecados”, afirma o pastor.

A Semana Santa, segundo o religioso é um período especial de estudos para os evangélicos sobre os últimos dias da vida de Jesus. “Comemoramos a Semana Santa como um espaço para confraternização, reflexão e retiros, Não lembramos com a mesma ritualista como manda a tradição católica”, ressalta.

Espíritas

O espiritismo é uma religião baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo, logo os espíritas a consideram uma religião cristã.

Pedro Rodrigues é espírita há 9 anos e explica que os espíritas não comemoram a data como os católicos, mas respeitam a tradição. “Para nós espíritas não existe semana santa, sequer comemoramos sábado de aleluia ou domingo de Páscoa. Isso é uma prática católica que tem influência muito forte sobre o imaginário popular, são atos enraizados vindos de uma época de dominação da religião no país. Respeitamos muito nossos irmãos católicos, mas preferimos ficar com seu exemplo de caridade e de imortalidade, do que reviver a tragédia a que foi levado pela precipitação humana”, afirma.

Candomblé e Umbanda

As religiões de origem africana, na essência, o Candomblé e a Umbanda não comemoram a Semana Santa. Mas em decorrência da interferência cristã nessas duas religiões, muitos terreiros e centros deixam de funcionar durante o feriado e reabrem no Sábado de Aleluia, quando realizam cerimônias espirituais, como forma de celebrar Jesus Cristo, que na Umbanda e no Candomblé é o orixá Oxalá.

Budistas

O budismo é uma religião e filosofia não-teísta, que abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda.

De acordo com o praticante leigo (como são conhecidos os “iogues”), Marco Aurélio Gomes, os budistas não celebram nenhuma das festas cristãs, mas respeitam e acolhem todos os credos e religiões.

“O budismo não é uma religião cristã, mas também não nega a existência de Deus. Nós apenas entendemos que Buda não é filho e nem um enviado de Deus, ele é apenas um homem que sentiu necessidade de entender o sofrimento e cessar esse sofrimento. Nesse sentido, o Buda não é nem uma pessoa, é um estado a ser alcançado por qualquer um que queira evoluir. Então nós não celebramos nenhuma data cristã, mas levamos em consideração que muitas pessoas celebram e não excluímos ninguém por comemorar. Convivemos bem com todas as religiões e temos nossas próprias cerimônias para celebrar nossas datas especiais”, explicou.

JF HIPERMÍDIA